top of page

 

  Negra Poetisa é Maria dos Anjos

 

 

Maria dos Anjos da Costa Santos Conceição, criou-se no Rio de Janeiro (RJ), nasceu em 12 de julho de 1955 no município de Mimoso do Sul (ES). Filha do bombeiro hidráulico Vicente Gabriel dos Santos e da empregada doméstica Maria da Penha Costa. Fez seus estudos no Rio de Janeiro, vindo a retornar as salas de aula na Bahia. 

É separada judicialmente, desde 1999. 
Antes de dedicar-se a literatura, trabalhou em diversos setores, como supermercados, hotéis, escolas. Faz parte da Associação Internacional Poetas Del Mundo. Membro Efetiva da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores (AVSPE). É membro ativa do Movimento Familiar Cristão (MFC).

Fez diversos trabalhos voluntários pela igreja católica, Coordenadora Vocacional da Paróquia São Sebastião em 2004/2005/2006, foi vice–Coordenadora da Pastoral Vocacional Diocesana na Diocese de Eunápolis em 2005/2006, Coordenadora da Pastoral Vocacional na Forania do Descobrimento em 2006/2007 em Porto Seguro, deu aulas de canto a crianças e formou um coral infantil, chamado Cant’Arte na mesma Paróquia. 

Atualmente, escreve para alguns sites de poesias e redes de relacionamento, mantém alimentado um Blog, onde já recebeu um razoável número de visitantes.

Tenho como filosofia a religião católica, mas é uma estudiosa também da espiritualidade como crescimento humano, não se prende a igreja física fechada com paredes de tijolos, mas a igreja missionária, que leva Cristo aos mais necessitados levando a evangelização e a solidariedade aos mais carentes.

 

Em 2008 lançou seu primeiro trabalho, o CD de poesias “Quando Fala o Coração”, o qual foi produzido por ela, e que poucas pessoas compraram, a maior parte foi doada pela própria autora.


Também em 2008, participou da Antologia Brasil Poeta da Editora Litteris, com a poesia Desnudando Minha Alma. Ainda em 2008, fez sua primeira viagem a Portugal, onde conheceu diversas Freguesias ou províncias, visitou o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, passeou por castelos dos tempos do reinado português, visitou o mosteiro da Batalha, onde encontra-se o túmulo conjugal de D. João I e D. Filipa de Lencastre, este lugar é por várias razões, um dos espaços mágicos da arquitetura portuguesa.

Em 2009, lançou pelo Clube de Autores o Livro “Quando Fala o Coração”, Poesia e Prosa Poética. A partir daí lançou também, em 2009 – “Coração Aberto”, Paixão, Poesias e Encantamento, em 2010 – “Poesias Acrósticas”, Tecendo a Forma de Prosear, Em 2011 – “Viver Positivamente Dentro dos Princípios de Deus”, todos pelo Clube de Autores. 


Maria dos Anjos ainda não é uma Escritora com reconhecimento, nem faz parte das listas dos mais vendidos. Tem alguns trabalhos infantis ainda não publicados, tais como: “A Feirinha da Tia Negra”, um livro musical. “A girafinha gigi” E seus amiguinhos da Floresta, uma fábula. “O menino Verde”, “Crá crá a Galinha Esperta”.

É autora do Projeto “Resgate da Cultura Nordestina em Porto Seguro”, cujo mesmo foi selecionado pelo Nordeste Cultura no ano de 2008, não sendo aplicado por falta de patrocínio.  É idealizadora do Projeto a “Poesia Vai a Praça”. 


Escritora desde 2004, Maria dos Anjos embora ainda não tenha uma formação acadêmica, é preocupada com a língua portuguesa brasileira, com a arte de escrever e seu emprego nas diversidades culturais dentro do país.

 
Seu sonho maior é fundar a Associação Nossa Senhora dos Anjos, onde deseja acolher e tratar de pessoas idosas, dando-lhes oportunidades, dignidade e respeito, não é um local de caridade, mas sim de acolhimento a idosos que muitas das vezes vivem solitários e rejeitados.

bottom of page